Foto: Gilson Alves
Entre as modalidades expostas no CDM estava o tiro com arco
O Centro Desportivo Municipal (CDM) foi palco, nesta quarta-feira (18), da Mostra de Esportes Adaptados.
A ideia foi do paratleta Denilson Souza, com apoio da Universidade Franciscana (UFN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e a Associação Santamariense Paradesportiva (Assampar). A secretaria de Esporte e Lazer participou da organização do evento.
A campanha de recolhimento de tampas plásticas, lacres de alumínio e cartelas de remédios vazias tem relação direta com a exposição, pois esse material é comercializado com recicladoras e o valor arrecadado é investido para adquirir equipamentos adaptados que estiveram na mostra.
– A proposta do evento surgiu em uma conversa com professores do CTISM e da UFN. Não havia um grande conhecimento do que é o esporte adaptado. Aqui, temos a possibilidade de explicar a prática e atender as necessidades que existem para os paratletas. Os alunos da disciplina da robótica do Curso de Engenharia Biomédica acompanharam a exposição para depois fabricar, ajustar e proporcionar adaptações que facilitem a vida de quem utilizar os equipamentos – explica Denilson Souza.
O paratleta participou, no começo de outubro, do Campeonato Nacional Paralímpico Militar, em São Paulo, na modalidade tiro com arco. Ele conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze.
Os esportes adaptados expostos foram basquete, tênis, pádel adaptado, handbike, paracanoagem, arco e flecha, bicicleta petra, handebol, tênis de mesa, cadeira handbike, bocha e cadeira de corrida.
Quem se interessar pelo paradesporto e quiser conhecer as modalidades a fundo pode entrar em contato pelo telefone (55) 99941-4467.